Rua Sagrada Família, 120 - Bela Vista - Teixeira de Freitas/BA - (73) 3292-4800

IFA ON-LINE

logo

Acesso Família

Notas, faltas, financeiro

Acesso Educador

Diário On-Line

O Instituto

A educação que humaniza

Minha relação com o IFA já acontece há mais de 20 anos. Nessa escola cursei meu Ensino Médio, anos mais tarde voltei como professora e mãe. Aprendi e continuo aprendendo com essa comunidade escolar, que mais que um currículo diferenciado e novas tecnologias, faz a diferença por investir em na construção de relações e valorização da humanidade.

Fabiana Pinto Silva

Professora de Português

2017-05-15T00:40:18+00:00

Fabiana Pinto Silva

Professora de Português

Minha relação com o IFA já acontece há mais de 20 anos. Nessa escola cursei meu Ensino Médio, anos mais tarde voltei como professora e mãe. Aprendi e continuo aprendendo com essa comunidade escolar, que mais que um currículo diferenciado e novas tecnologias, faz a diferença por investir em na construção de relações e valorização da humanidade.

História

Você que está conosco deixa-nos felizes e honrados, assim como aqueles que hão de fazer parte desta grande família educacional. Obrigada pela confiança.

O IFA, fundado em 1988, pelas Irmãs Franciscanas do Senhor, tem sido responsável pela formação de centenas de profissionais qualificados e comprometidos com a construção do País. Educa em sintonia com as necessidades do homem e da mulher contemporâneos. A participação da família no processo educacional é fundamental. Participe sempre.

Sua família merece! O IFA, tendo por base o Evangelho de Jesus Cristo e a antropologia franciscana, investe na fraternidade e comunhão nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pré-vestibular.

Mantenedora

 

Por volta de 1881/83 muitas crianças de Caltanisseta viveram o drama de perderem seus pais, vítimas de explosões e acidentes nas minas de Gessolungo e Tumminelli. “A cidade foi duramente povoada pelo luto”. A pobreza se abateu sobre boa parte da população, intuindo Pe. Angelico Lipáni a fundar uma instituição de caridade, com o apoio de professoras voluntárias da Ordem Terceira de São Francisco. No local, que seria o futuro Instituto Senhor da Cidade, foram recebidas as primeiras 12 órfãs mais necessitadas. Pe. Angelico entendia que não bastava apenas instrução educacional àquelas meninas, era necessário pensar numa formação espiritual e pedia a Deus que lhe mostrasse o caminho. “O Senhor realizou seus bons desejos e sua reta intenção. Inspirada por Deus, Giuseppina Ruvolo, deixou sua casa e toda a família, e dirigiu-se ao Senhor da Cidade pra ali morar e cuidar das pequenas órfãs. Juntou-se a ela, Grazia Pedano, também Terciária nisseana e filha espiritual de Frei Angelico” . Nascia aí a Congregação das Irmãs Franciscanas do Senhor. E a cada dia era crescente o número de meninas órfãs que chegavam ao Instituto para serem acolhidas. Giuseppina e o próprio Pe. Angelico se dedicavam a pedir esmolas, doações, recursos para manter aquelas crianças necessitadas de proteção.

Aos 22 de maio de 1954, seis irmãs vindas da Itália, chegaram ao Brasil para na alegria e humildade, do jeito de Francisco e Clara, servirem a Deus nesta terra. Hoje formam a Província Nossa Senhora de Guadalupe Brasil/Bolívia servindo através da educação, orfanatos, asilos, pensionatos, hospital, trabalhos de pastorais e outros. A Congregação encontra-se hoje nos estados do rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Na Bahia, as irmãs chegaram em 1984, residindo no Centro Diocesano e trabalhando nas escolas locais. Uma vez conhecida a realidade educacional local, decide-se por unanimidade, incluir em suas atividades, a educação na Bahia. Em 1988 é inaugurado o Instituto Francisco de Assis,com atendimento do maternal à 1ª série do até então, 2º grau. Nasceu do desejo de oferecer à comunidade teixeirense uma educação de qualidade, com melhoria de resultados e rendimento escolar.

O Instituto Francisco de Assis, presente na história de Teixeira de Freitas e Região há vinte e cinco anos, continua atento às demandas atuais, com fidelidade aos ideais dos fundadores.

Sua filosofia tem como objetivo a formação cristã, que visa o desenvolvimento da consciência crítica, o respeito pela pessoa humana, vivência da fraternidade, a justiça e o espírito de equipe. Para isto conta com educadores comprometidos com seu Projeto Pedagógico.

Celebrando seus 25 anos, o IFA orgulha-se do trabalho que vem desenvolvendo ao longo destes anos em Teixeira de Freitas e região. Em 2003 o IFA inaugura o Educandário Paz e Bem. Obra social, conveniada com a prefeitura que atende a 420 crianças carentes do bairro Ulisses Guimarães.